Na noite de ontem, sob muita chuva, um grupo de paroquianos, respeitando todos os protocolos sanitários em função da pandemia, celebrou festivamente com nosso pároco, Pe. José Carvalho de Siqueira, o seu 30º aniversário de ordenação sacerdotal.
Confira algumas imagens da Missa que foi transmitida ao vivo pelo Facebook:Após a Missa, o aniversariante posou com os familiares e grupos de paroquianos presentes. Ao final, foi oferecido um bolo com refrigerante e o povo se despediu.
Pe. Siqueira e equipe de Liturgia |
Com os coroinhas |
Catequistas |
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão |
Grupo de Oração Monte de Sião - RCC |
Pastoral do Dízimo e Pastoral Familiar |
Apostolado da Oração e Pastoral da Pessoa Idosa |
Pastoral da Comunicação |
Pastoral da Juventude |
Tudo simples, rápido, sem aglomerações, evitando assim o contágio pelo novo coronavírus.
30 ANOS DE UM “SIM” PARA SEMPRE!
“Todo sacerdote é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo”. (Da Carta aos Hebreus 5, 1-3)
Há exatamente 3 décadas pela imposição das mãos e oração consecratória de dom Joaquim Rufino do Rêgo era ordenado presbítero da Santa Igreja, o até então diácono José Carvalho de Siqueira.
Aquele 19 de janeiro de 1991 entrou na história do povo cocalense, pois um filho daquela terra, o 1º!!, nascido no povoado Contendas, saído do meio daquele povo, foi chamado por Deus e a partir desse dia tornara-se um sacerdote para sempre.
Daquele dia em diante, o agora Padre Siqueira, já não era mais apenas o filho de Domingos Joaquim de Siqueira e de Francisca Siqueira de Carvalho e irmão de Rosenir, Francisco das Chagas, Lourdes, Auzair, Dilma, Antônio e Raimundo Nonato, agora, ele se tornara o PADRE, o PAI NA FÉ dos seus próprios familiares, mas, e, sobretudo daqueles que lhes seriam confiados: o povo santo de Deus na Diocese de Parnaíba.
De fato, após ordenado presbítero, Padre Siqueira inicia seu ministério na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Matias Olímpio-PI e assumindo a assessoria da Pastoral da Juventude no Zonal Norte da Diocese de Parnaíba. Um ano e meio após a ordenação, precisamente em 11 de agosto de 1991 inicia seu serviço na Paróquia da Imaculada Conceição, em Pedro II onde ficou até julho de 1996, quando fora enviado à Roma para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos.
Em janeiro de 1999 retornando ao Piauí foi residir no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, onde exerceu as funções de professor de Moral e reitor até 2005. Neste mesmo seminário ele recebeu a formação sacerdotal entre 1983 a 1990.
Em 2006 foi realizar novos estudos, desta vez na “Cidade Maravilhosa” e, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro exerceu o ministério sacerdotal na Paróquia de N. Sra. da Vitória, na Barra da Tijuca.
Em 2009, retornando à sua diocese auxiliou ao Mons. Vittório Ferrári na Paróquia de N. Sra. da Conceição, na Ilha Grande de Santa Isabel.
No dia 29 de agosto de 2010 foi nomeado como 2º pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Parnaíba e desde 15 de julho de 2017 é o nosso pastor.
Aqui, em Frei Galvão, desde quando chegou tem nos motivado e, ele muitas vezes deu o exemplo, que precisamos ser uma igreja missionária, uma “igreja em saída”. Tem apostado e insistido na necessidade de sermos uma Igreja Catecumenal, ou seja, uma Igreja que abrace a Iniciação à Vida Cristã. Neste curto tempo em que está conosco tem buscado sempre apresentar a importância da comunhão e da unidade, entre as comunidades e grupos com a paróquia, que é comunidade de comunidades! Reuniões, encontros é uma importante característica do seu ministério entre nós: nada faz sem ouvir o povo de Deus; neste sentido, parece querer referendar o adágio popular: “a voz do povo é a voz de Deus”.
No seu ministério entre nós, penso que Pe. Siqueira, participando das dores e alegrias de nossa gente tem correspondido ao apelo do papa Francisco na Missa Crismal de 2013 que pronunciou:“O sacerdote, que sai pouco de si mesmo [...] perde o melhor do nosso povo, aquilo que é capaz de ativar a parte mais profunda do seu coração presbiteral [...] isto vos peço: sede pastores com o “cheiro das ovelhas” [...] pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens.”
Padre Siqueira, neste dia em que recordamos os 30 anos do seu “Sim” definitivo para Cristo e sua Igreja, nós, vossos paroquianos e filhos espirituais, desejamos-lhe os votos de saúde, serenidade, paciência e caridade para que possas continuar conduzindo NO DIÁLOGO, NA CONCÓRDIA E NA PAZ o povo Santo de Deus.
Como para lema de ordenação sacerdotal escolhera a passagem bíblica da 2ª Carta do apóstolo Paulo ao bispo Timóteo “Eu sei em quem depositar a minha fé (Cf. 2 Tm 1, 12), e, bem sabemos que a sua e também nossa fé está em Deus, rogamos que o Senhor Todo Poderoso o abençoe hoje e sempre! Amém.
Parabéns, Pe. José Carvalho de Siqueira!
Agradeço as homenagens conto com as orações e bênçãos de Deus
ResponderExcluir