segunda-feira, 7 de setembro de 2020

O brasão da Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão, de Parnaíba-PI

No contexto das celebrações dos 10 anos de instalação canônica de nossa paróquia, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) preparou e o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) aprovou em 06 de setembro de 2020, o BRASÃO DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE SANTANA GALVÃO.
O pároco, Pe. José Carvalho de Siqueira, o coordenador da PASCOM, Paulo Adriano, e os agentes Hermerson Saulo, Jéssica Nonato, Fernanda Carvalho, Gilmara Costa, Alvino Fontenele apresentaram várias ideias e o jovem Roberto do Nascimento Santos transformou as ideias em arte gráfica. O brasão da Paróquia Frei Galvão é um trabalho feito à "várias mãos". Eis a explicação simbólico-teológico do mesmo:
  • Atravessando o escudo: CRUZ TREVO - a cruz é o principal símbolo do Cristianismo; recorda a Paixão do Senhor; vazia, ela representa a ressurreição e a esperança da vida eterna. Esta cruz, cujas pontas dos braços têm desenhos parecidos com um trevo nos lembra a Santíssima Trindade. 
  • No centro do escudo: BÍBLIA SAGRADA - uma das fontes da fé católica; uma das principais missões da paróquia é anunciar a Palavra de Deus presente nas Sagradas Escrituras, na Tradição e interpretadas pelo Magistério da Igreja. Os símbolos ALFA e ÔMEGA (a primeira e a última letra do alfabeto grego) inscritos na Bíblia, recordam a imutabilidade da mensagem de Cristo que é Senhor do tempo, o principio e o fim (Apocalipse 22, 13)
  • CRUZ TAU - símbolo preferido de São Francisco de Assis, de quem São Frei Galvão se tornou discípulo e membro de sua Congregação Religiosa; O tau é descrito em Ezequiel 9, 4
  • A MÃO RECEBENDO TRÊS PÍLULAS - recorda os devotos que acorrem à nossa paróquia todo dia 23 de cada mês para receberem as "pílulas milagrosas de Frei Galvão";
  • ÁRVORE - recorda a vegetação local: estamos numa área de transição entre vários biomas: Cerrado, Cocais e Vegetação litorânea; no sentido teológico, a árvore representa a ÁRVORE DA VIDA e o LENHO DA CRUZ, descritos nos livros de Gênesis e Apocalipse.
  • ÁGUA - recorda os mananciais que abastecem o território de nossa paróquia: o rio Igaraçu e as Lagoas da Prata e do Bebedouro; no sentido teológico, a água recorda o Santo Batismo, sacramento que nos torna discípulos e missionários de Cristo.
  • SÍMBOLOS EUCARÍSTICOS - Além do Pão da Palavra, a paróquia deve oferecer o Pão da Eucaristia aos fiéis. Os símbolos eucarísticos sobre a grama recordam o Evangelho da Multiplicação dos Pães; recordam ainda que pão e vinho são frutos da terra e do trabalho humano, e que em cada Eucaristia celebrada se tornam o Corpo e Sangue de Cristo. A Eucaristia faz a igreja, alimenta a fé dos discípulos missionários de Jesus. A grama alude também a área rural de nossa paróquia.
  • AM - o monograma com as iniciais de AVE MARIA alude a grande devoção de Frei Galvão pela Virgem Maria (representada também na FLOR-DE-LIS), e recorda o Imaculado Coração de Maria, titular da então capela que, em 2010, se transformou em Matriz Paroquial de Frei Galvão 
  • Nos listeis aparecem: o nome completo da paróquia com sua data de instalação - 15/08/2010 e a o nome da Igreja Particular a qual a paróquia pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...