domingo, 23 de junho de 2019

Paróquia Frei Galvão realiza estudo sobre a atuação da Pascom na ótica do Diretório de comunicação da Igreja no Brasil

No dia 16 de junho próximo passado, a Paróquia Frei Galvão realizou encontro formativo, onde se estudou sobre a Pastoral da Comunicação na ótica do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Na oportunidade o coordenador paroquial da Pascom, Paulo Adriano Ribeiro, conduziu os estudos resgatando um pouco do processo histórico da comunicação na Igreja. 
O ministrante retomou alguns documentos papais de grande relevância na caminhada da Igreja como o Inter Mirifica (1963), Redemptoris Missio (1990) e Aetatis Novae (1992) e recordou alguns documentos marcantes da Igreja no Brasil como a Campanha da Fraternidade de 1989 “Comunicação para a verdade e a Paz”, o documento 59 da CNBB, Igreja e Comunicação rumo ao novo milênios: conclusões e compromissos, publicado em 1997, até chegar ao documento 99 da CNBB, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, publicado em 2014, onde deu-se um enfoque especial a atuação da Pastoral da Comunicação.
Após uma manhã inteira de estudos sobre do Diretório de Comunicação a Paróquia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão forma a Equipe Paroquial da Pascom.
Além do pároco, padre José Siqueira, participaram da formação: Vítor Medeiros (Secretário paroquial), Rodrigo (Pastoral Familiar); Dona Regina (Pastoral Litúrgica); João Pedro (Pastoral dos Acólitos); José Arnaldo (Comunidade Nossa Senhora de Pentecostes); Mary (Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós) e Hermerson Saulo (Comunidade Nossa Senhora Aparecida), os quais passam a formar a Equipe Paroquial da Pascom, salvo Dona Regina, cuja vaga será ocupada por Dona Rosângela. 
Vale ressaltar que conforme recomenda o Diretório, a Pastoral da Comunicação deve ser composta por um representante de cada pastoral. Neste sentido convidamos leigos e leigas das pastorais e comunidades, profissionais da comunicação e comunicadores populares que se disponham a colaborar com a comunicação da paróquia.
Dentro em breve a equipe se reunirá pela primeira vez para encaminhar alguns eventos que ocorreram no segundo semestre deste ano: Visitas Missionárias da IVC, Festas das Inscrições, Visita Missionária Pastoral do biso diocesano Dom Juarez e Festa do Padroeiro Frei Galvão.
Agradecemos à todos que se dispuseram a participar deste desafio pastoral. Estamos disponibilizando abaixo o conteúdo abordado na formação para quem desejar inteirar-se e futuramente fazer parte da nossa Pascom.

Paulo Adriano
PASCOM

UM RESUMO DOS DOCUMENTOS ESTUDADOS NA FORMAÇÃO:

Inter Mirifica (1963) - aceitação oficial da Igreja dos meios de comunicação para desenvolver um trabalho pastoral. O decreto assinala a primeira vez que um concílio geral da Igreja (Concilio Ecumênico Vaticano II) se volta para a questão da comunicação. Pela primeira vez, um documento universal da Igreja assegura a obrigação e o direito de ela utilizar os instrumentos de comunicação social à serviço da evangelização.

Redemptoris Missio (1990) - Uma “revolução” no pensamento da Igreja sobre a comunicação. Trata-se de um texto dedicado ao novo enfoque de missão da Igreja no mundo atual, cuja encíclica ao referir-se aos novos “areópagos” modernos como lugar de evangelização (missão), coloca o mundo da comunicação em primeiro lugar e insiste no novo contexto comunicativo como uma “nova cultura”.

Aetatis Novae (1992) - A igreja reconhece a necessidade da criação da Pastoral da Comunicação. O documento afirma que não é suficiente, também, ter um plano pastoral de comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, uma contribuição a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa.

Puebla (1979) – Evangelizar é Comunicar. A terceira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano realizou-se em Puebla de Los Angeles, no México, no período de 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 1979. A principal fonte reflexiva para a Conferência foi a Carta Encíclica Evangelli Nuntiandii, sobre a evangelização, que em relação à comunicação ressalta, sem medo, sua importância, recordando que a mensagem visa cada singular pessoa O Pontífice analisa o que é evangelizar, qual é o conteúdo da evangelização, quem são os destinatários da evangelização, quem são seus agentes e que espírito deve presidi-la.

Santo Domingo (1992) – Comunicação é o caminho que gera a comunhão. A quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano realizou-se em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992, com o tema: “Nova evangelização, promoção humana, cultura cristã”, sob o lema: “Jesus Cristo ontem, hoje e sempre” O texto de Santo Domingo, ao tratar da Comunicação Social, foca “especialmente na evangelização da cultura”, mas não deixa de lado a comunicação. O documento conclusivo da quarta Conferência dos Bispos da América latina e Caribe define que “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação para que vivamos em comunhão” (SD, 279). Esta é uma recordação do texto de Puebla que vem acrescida de uma iluminação bíblica: “O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo” (1Jo 1,3). Ainda no mesmo número, após uma pequena reflexão teológica que considera a comunicação a partir da Santíssima Trindade e como meio para a comunhão e desenvolvimento do homem, propõe duas dimensões para se pensar a comunicação que é “importante não só com o mundo, mas também no interior da Igreja”

Aparecida (2007) – Diálogo entre fé e cultura, um desafio para a Igreja. A quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, se deu em Aparecida, de 13 a 31 de maio de 2007. A quinta conferência procurou dar novo impulso à evangelização no contexto de pós-modernidade, tratando a temática da fé e do testemunho. O documento de Aparecida trata da Pastoral da Comunicação nos números 484-490, enfatizando a cultura midiática, com o desafio de conhecer as novas linguagens, tecnologias, para a missão (DAp 484).
Em Aparecida os próprios bispos se comprometem com a comunicação na igreja: A fim de formar discípulos e missionários neste campo, nós, bispos reunidos na V conferência, comprometemo-nos a acompanhar os comunicadores, procurando: 1.Conhecer e valorizar esta nova cultura da comunicação; 2. Promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos; 3. Formar comunicadores profissionais competentes e comprometidos com os valores humanos e cristãos na transformação evangélica da sociedade, com particular atenção aos proprietários, diretores, programadores e locutores (DA, 286).

Campanha da Fraternidade (1989) - Comunicação para a verdade e a paz. Vale ressaltar a riqueza da Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no ano de 1989, exatamente sobre tema "Fraternidade e Comunicação", com o lema: “Comunicação para a verdade e a paz”. Nesta, podemos ver a dimensão ética e teológica da comunicação, uma vez que é "um fenômeno essencialmente humano" e "expressão da pessoa humana enquanto produz cultura e se orienta segundo os valores de sua dignidade, feita à imagem e semelhança de Deus". É na comunicação que a pessoa se afirma e expressa sua liberdade e abertura... plenamente realizada no reconhecimento e promoção do outro. Por isso o amor é a forma mais plena de liberdade e a maior expressão de comunicação (Texto base números 1 e 4).

Igreja e Comunicação rumo ao novo milênio: conclusões e compromissos (1997). O documento nasceu a partir das reflexões da 35ª Assembleia Geral da CNBB, realizada de 09 a 18 de abril de 1997, cujo tema central foi o da comunicação na Igreja. Nesta ocasião a própria Assembleia elaborou uma lista de conclusões, de propostas e de compromissos concretos, para orientar a ação pastoral dos Bispos e de toda a Igreja Católica no Brasil no campo da comunicação.
O documento começa chamando a atenção para que todos os comunicadores tenham Jesus, o Supremo comunicador do Pai, como modelo básico para todos os projetos de comunicação na Igreja. O documento propõe rever os modelos e práticas de comunicação da Igreja como também o uso dos instrumentos ou meios de comunicação na tarefa evangelizadora, e assume oito compromissos: Espiritualidade do comunicador cristão; Fundamento ético para a Pastoral da Comunicação; Protagonismo dos leigos no campo da comunicação; Comunicação institucional da Igreja; Modos de comunicação nas comunidades; Formação dos comunicadores; Planejamento da Comunicação e Igreja e os modernos meios de comunicação.

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (2014) – O texto foi apresentado durante o Conselho Permanente que aconteceu em Brasília nos dias 11 a 13 de março de 2014 e foi aprovado por unanimidade pelos bispos. O diretório tem como objetivo motivar a Igreja a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais se encontra o avanço acelerado das tecnologias. O documento é composto por dez capítulos e motiva a Igreja a ampliar suas relações com a comunidade humana, visando uma "cultura do encontro", como foi proposto pelo Papa Francisco. 
O documento destina-se - mas não só a eles - aos responsáveis pela formulação e pela condução das práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade. Os conteúdos dos diferentes capítulos servem como base para a formação de sacerdotes, religiosos e leigos que, através de uma linguagem simples e apropriada, fortaleçam a Pastoral da Comunicação em todos os seus níveis e projetos.

Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom – O capítulo 10 do diretório trata da atuação da Pastoral da Comunicação. Segundo o diretórios, as ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.

Características da Pascom - Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; 5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e 6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

Os quatro eixos da Pascom - A Pascom não se limita a ações isoladas, como a produção de murais, boletins e jornais impressos, programas de TV e rádio, construção de sites, blogs e outros meios. Tudo isso deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: 1) formação, 2) articulação, 3) produção e 4) espiritualidade, que são dimensões do projeto nacional da Pascom. 
- Formação 250. A formação tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. Um dos aspectos da formação são os cursos de comunicação na catequese, na liturgia e nas demais pastorais. 
- Articulação 251. A articulação se propõe a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo. Outro aspecto da articulação consiste na realização de mutirões nacionais e regionais de comunicação e outras iniciativas que visam fortalecer a comunhão e o engajamento nas ações comunicativas. 
- Produção 252. No que diz respeito à produção, é necessário destacar que esse eixo está voltado para a elaboração de materiais, como: subsídios de textos impressos e digitais, áudios e vídeos que deem sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes da Pascom, cada vez mais desafiados perante as rápidas mudanças culturais. 
- Espiritualidade 253. A espiritualidade constitui o alicerce de todos os eixos citados anteriormente. Sem a prática e a vivência da espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho. É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador mediante retiros, "leitura orante" na ótica da comunicação, reflexões sobre os documentos da Igreja no campo da comunicação, e que o comunicador se alimente da Palavra de Deus e da Eucaristia.
O diretório de comunicação também apresenta outros pontos importantes como: As atribuições dos comunicadores da Igreja; Organização da Pascom; Vicariatos para a Comunicação; Assessoria de imprensa; Equipes de reflexão da comunicação e Planejamento de comunicação.

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