terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Participe da solene abertura do Ano da Fé na Paróquia Frei Galvão!!

No próximo dia 23 de dezembro, na tradicional "Missa de Frei Galvão", às 19h, em nossa Igreja-matriz será aberto em nível paroquial o ANO DA FÉ (2012 - 2013) proclamado pelo Santo Padre para comemorarmos os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. 
O Ano da Fé foi aberto em nível universal no dia 11 de outubro passado, no Vaticano, pelo Papa Bento XVI e, em nível diocesano, por Dom Alfredo Scháffler, no dia 10 de novembro.
Nesse dia, os fiéis devem trazer uma vela para ser acesa na cerimônia. 
Participe!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Participe do Festejo de Santa Teresinha-2012

A Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face com capela localizada à Rua Frei João Pedro, no bairro São Vicente de Paulo, convida a todos os fiéis parnaibanos a participarem da festa de sua padroeira a realizar-se de 15 a 24 de novembro. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CLICANDO NAS IMAGENS! 




Portanto, prestigie a festa daquela que foi proclamada por Pio XI, a “Padroeira das Missões” e, pelo Beato João Paulo II, doutora da Igreja.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Grupo de dança da paróquia convida todos para aniversário. Participem!

No próximo dia 17, sábado, durante a Santa Missa das 19h o Grupo Alpha de Dança comemorá o aniversário de 2 anos de evangelização. Venha louvar o Senhor conosco!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Horário de Missas pelos finados na Paróquia Frei Galvão

Participe em um dos horários e locais abaixo das celebrações eucarísticas em sufrágio das almas dos fiéis defuntos em nossa paróquia! 
Eis a programação:
  • 7h - no Cemitério do Bairro São Vicente de Paulo;
  • 8h - na Capela de N. Sra. do Livramento, no bairro Igaraçu;
  • 9h -  na Capela de N. Sra. do Perpétuo Socorro, no Residencial Cândido Athayde;
  • 17h30 -  na Capela de N. Sra. Aparecida, no Conj Broder Ville;
  • 19h - na Igreja-Matriz de S. Antônio de Santana Galvão, no Conj. Joaz Souza.
Sobre as missas pelos defuntos, leia abaixo o que ensina a Nossa Santa Mãe Igreja no Catecismo da Igreja Católica:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vou ao cemitério no Dia de Finados

“Esta é a morada de Deus-com-os-homens. Ele vai morar junto deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus-com-eles será seu Deus. Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram” (Ap 21,3-4).

Aproxima-se um dos dias mais emblemático de todo calendário civil e religioso: o dia de finados - dia de sentimento de perda e de saudade, dia de recolhimento, de silêncio e de oração, dia de esperança e de fé na ressurreição dos mortos.
Com espírito pastoral, gostaria de condividir com vocês os sentimentos mais profundos, as emoções mais verdadeiras e a fé mais autêntica e sincera que invadem o meu coração de irmão, de amigo e de pastor: Um autor desconhecido escreveu recentemente o seguinte: “tudo no mundo morre. O tempo todo. A cada segundo, folhas caem, flores murcham, você pisa numa formiga, a leoa acerta um pulo letal no cervo, 20 pessoas morrem em uma enchente, criança leva bala perdida em tiroteio, motorista dorme ao volante e caminhão choca-se com carro, matando toda uma família. É cientificamente comprovado. Tudo que está vivo pode morrer. Mas quando alguém que você ama morre, não há ciência, razão. O coração desliga-se do cérebro e grita sua dor na única linguagem que conhece: a cada batida...” 
A morte é a nossa companheira de viagem. Ela está presente em toda a fase da nossa existência. A morte é certa; mas não há somente morte; a morte é vida no além. Santa Teresinha já dizia: “não morro, entro na vida”. Jesus Cristo é nossa páscoa, vida e ressurreição. Nossas vidas estão nas mãos de Deus. No céu o veremos face a face e saberemos como Ele é. 
No dia de finados é comum irmos ao cemitério para rezar pelos defuntos. A oração por eles é tradição da Igreja católica. Outro dia, numa visita pastoral, no cemitério, encontrei a seguinte frase, meio empoeirada, amarelada pelo tempo, pouco observada, mas que continha uma grande verdade: “homenagem dos que vão morrer aos que já morreram”. Somente os que ainda não morreram podem homenagear os que já morreram. Visitar o cemitério, mesmo sendo um costume antigo, é ainda hoje uma atitude cristã louvável, quando nasce da fé e se alimenta da ressurreição. Não podemos deixar que se percam nem o seu valor e nem a sua beleza. Mas como visitar um cemitério? Como se comportar numa vista como esta? O que fazer? Como rezar? O que levar e o que deixar? 
A Igreja quando reza pelos defuntos tem em mente três motivos: - primeiro, a comunhão existente entre todos os membros de Cristo, vivos e mortos: na morte, como na vida, somos todos irmãos; - segundo, consolar, confortar e prestar ajuda espiritual a quem está triste e enlutado pela morte de um ente querido; - terceiro, ajudar espiritualmente a quem morreu, de modo que, se for da vontade de Deus a oração ajude a se purificar e chegar a Deus.
Portanto, diante do desespero e do relativismo, que fazem ver a morte como o final da existência, Jesus oferece a esperança da ressurreição e da vida eterna, a fim de Deus seja tudo em todos (1Cor 15,28). É Ele quem nos faz passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido da vida, das trevas para a luz, da descrença para a fé, do desalento para a esperança que não engana.
Permitam-me, por gentileza, sugerir-lhes algumas atitudes para acompanhá-los ao cemitério: - momento de oração: reservem um tempo para a oração pessoal; - acendam velas para que seus entes queridos fiquem iluminados pela luz de Cristo; - cubram suas sepulturas com os mantos das flores para a beleza dos olhos e o encanto da alma; - ajudem nas limpezas do ambiente e dos túmulos dos seus entes queridos; - participem das celebrações, eucarística ou da palavra, escutem a Palavra de Deus e comunguem, se puderem; - e creiam na ressurreição da carne e na vida eterna. Cristo ressuscitado, vida e esperança, estará lá e se colocará no nosso meio para enxugar nossas lágrimas, fortalecer nossa fé e aumentar a nossa esperança. 
Neste Ano da Fé, eu, pessoalmente, “creio na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna; e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir”. 
Por todos os defuntos, rezemos juntos: “Descanso eterno, dai-lhes, Senhor. E a luz perpétua os iluminem. Descansem em paz. Amém! 
 
Dom Pedro Brito Guimarães,
Arcebispo de Palmas (TO)

Fonte: CNBB.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Centenas de devotos participaram da procissão de encerramento da Festa de Frei Galvão 2012

No final da tarde de hoje fiéis de várias paróquias de Parnaíba e comunidades de nossa paróquia participaram da procissão e missa de encerramento da Festa de S. Antônio de Santana Galvão, que neste ano teve como temática o "Ano da Fé".
A procissão passou pelas principais ruas do Conj. Joaz Souza e, por volta das 18h30 deu-se início à Santa Missa de encerramento do 3º Festejo de Frei Galvão em nossa paróquia e cidade. A liturgia foi presidida pelo pároco, Pe. Vicente e os leitores eram da equipe central.
No decorrer da celebração houve a distribuição das "Pílulas milagrosas de Frei Galvão". 
Quase ao final da mesma o pároco fez os agradecimentos às pessoas e empresas que ajudaram a paróquia nesse festejo.
Após a missa, os devotos acorreram à imagem do 1º Santo Brasileiro Canonizado e à sua relíquia (pedaço do dedo do Santo) incrustada no altar.
No adro da Igreja-matriz os fiéis puderam curtir o som da Banda municipal de Luis Correia, além de saborear alimentos produzidos pelo ECC (grupo de Encontro de Casais com Cristo). 
Viva Frei Galvão!! Viva 25 de outubro de todos os anos!!!
Confira imagens dessa belíssima festa:

Crédito:  Hermerson Saulo.

Mais fotos? Acesse a Fanpage da Paróquia, AQUI.

Pe. "Dedeca" celebra conosco o último dia da novena em honra do padroeiro

O 9º dia do Festejo de Santo Antonio de Santana Galvão teve-se como sub-tema: "...na ressurreição da carne". Os responsáveis da liturgia foi a Pastoral do Dizimo. Os convidados foram os fiéis da Paróquia N. Sra. da Conceição (Ilha Grande do Piauí) e loteamento Rosa dos Ventos (Joaz Sousa).
Pe. Francisco Carvalho "Dedeca" (que é filho dessa paróquia), vigário na Ilha Grande, Pe. Marlos Borges e Pe .Vicente Gregório (nosso pároco) guiaram nossa oração nessa última noite.
Logo após a missa houve o nosso Bingão Paroquial, que contou com 5 prêmios: UM FERRO ELÉTRICO  UMA BATEDEIRA, UMA BICICLETA, UMA TV 21" E UM BEZERRO.

Crédito das Fotos: Fanpage da Paróquia Frei Galvão.

Mais tarde, às 17h, participe da Procissão com Frei Galvão, saindo da Matriz e percorrendo ruas do Conj. Joaz Souza! Contamos com sua presença!!!!
Viva Frei Galvão, 1º Santo brasileiro!!!

Tradicional dia 23 atrai muitos fiéis à matriz de Frei Galvão

Todo dia 23 de cada mês a paróquia distribui as "pílulas milagrosas de Frei Galvão" e isso atrai muitos devotos e romeiros. Na última terça-feira não foi diferente... 
Era o 8º dia do Festejo em honra a Santo Antônio Santana Galvão e teve como sub-tema: "...na Remissão dos Pecados". Os responsáveis pela liturgia foi o Grupo de Jovens Chama Viva (Joaz Sousa) e os convidados foram a Paróquia N. Sra. dos Remédios (Buriti dos Lopes), a comunidade paroquial São Vicente de Paulo e os moradores das Ruas Projetada 65 e Quadras 16 e 17 do Joaz Sousa.
A missa foi presidida por Pe. Marcelino, pároco da Paróquia de Buriti dos Lopes e concelebrada por Pe. Marlos (vigário, pastoreando Caxingó e Caraúbas do PI) e pelo Pe. Vicente Gregório, nosso pároco.


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Fiéis da Paróquia S. Sebastião rezam conosco no 7º dia da novena em honra a Frei Galvão

A novena do 7º dia do Festejo de S. Antônio de S. Galvão foi presidida por Frei Santos, vigário-cooperador na Paróquia São Sebastião, em Parnaíba. O grupo de oração da matriz "Monte Sião" (Renovação Carismática Católica) foi o responsável pela Liturgia. O tema meditado na noite foi: "na comunhão dos santos". Além da Paróquia S. Sebastião, foram convidados o grupo Terço dos Homens (Paróquia de Fátima) e comunidade  paroquial Santa Terezinha.
A missa contou com a presença do Grupo "Shekinah Dance" que através da dança trouxe uma mensagem para reavir a fé em Deus.


Crédito das Fotos: Fanpage da Paróquia Frei Galvão.

Amanhã, 25, participe à partir das 17h da procissão de encerramento da Festa de Frei Galvão, no Conj. Joaz Souza!

Missa e Jantar com Frei Galvão marcam o 6º dia da novena em honra do padroeiro paroquial

No último domingo, 21, vários irmãos da Comunidade N. Sra. Aparecida (Broder Ville) participaram da Santa Missa no 6º dia Novena de Frei Galvão. Irmãos da Paróquia S. Ana também estiveram presentes.
A missa foi presidida pelo pároco, Pe. Vicente Gregório. A liturgia foi organizada pelos catequistas da matriz. Um ministro extraordinário da comunhão Hermerson Saulo (do Broder Ville), serviu nessa Santa Missa. 
Ao final da missa aconteceu o "Jantar com Frei Galvão".

No blog da Comunidade N. Sra. Aparecida leia a matéria: Irmãos da comunidade participam do 6º dia da Festa do Padroeiro paroquial

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fiéis participam de carreata e missa no 5º dia da novena em honra do padroeiro

No final da tarde do último sábado vários irmãos participaram da "Carreata com Frei Galvão". Os veículos percorreram várias ruas das comunidades que formam nossa paróquia e ainda passaram nas comunidades S. Luzia e S. Francisco (Guarita), ambas da Paróquia de Fátima. Ao final da carreata nosso pároco, Pe. Vicente, invocou a bênção de Deus sobre os veículos e seus motoristas.
Após a Carreata grande número de fiéis acorreram a Santa Missa na oportunidade em que puderam receber mais uma vez as "pílulas milagrosas de Frei Galvão". A missa foi presidida pelo nosso pároco e organização da liturgia estava a cargo da Pastoral da Crisma.

No próximo dia 23, terça-feira, será novamente distribuídas as pílulas de Frei Galvão! No dia 24 acontecerá um bingão com 5 valiosos prêmios e no dia 25 acontecerá a procissão com nosso santo padroeiro! Participe, reze conosco!

sábado, 20 de outubro de 2012

Paróquia de Fátima celebra o 4º dia festa do padroeiro conosco

Ontem, 19 de outubro, "Dia do Piauí", o pároco e os fiéis da Paróquia N. Sra. de Fátima, da qual fomos desmembradas, vieram celebrar o 4º dia da Novena em honra do nosso padroeiro, Frei Galvão.
Na homilia, Pe. Carlos Seixas abordou o tema da noite ("...que está à direita do Pai, donde há de vir e julgar os vivos e os mortos") e falou de seu parente o parnaibano Simplício Dias da Silva mostrando o seu importante papel no início das lutas pela Independência do Brasil no Piauí.
A celebração foi belíssima! Confira imagens:
Continue rezando conosco! 
Hoje à noite serão distribuídas mais uma vez as pílulas milagrosas de Frei Galvão! Participe!

Amanhã, acontecerá o "Jantar com Frei Galvão", logo após a Missa! O valor do jantar é R$ 5,00.

Paróquia da Graça celebram conosco o 3º dia festa do padroeiro

Na última quinta-feira, 18 (memória do mártir S. Lucas Evangelista), foi celebrada a 3ª noite do Festejo em honra a Santo Antônio de Santana Galvão que teve como sub-tema para reflexão: “...que nasceu da Virgem Maria, foi morto, sepultado e ressuscitou..." O Grupo de Jovens da Matriz JUPIS foram os responsáveis pela liturgia e os convidados especiais foram os fiéis da Paróquia Catedral de N. Sra. da Graça e nossas comunidades paroquiais rurais: Lagoa do Prado, Cajueiro e Canaã do Norte.
Celebraram a novena juntamente com os devotos de Frei Galvão os padres Antonio Soares (pároco da Catedral), Paulo Sérgio (pároco da Paróquia S. José Operário, em Pedro II) e nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
Confira imagens:

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fiéis da Paróquia S. Coração de Jesus participam do 2º dia do nosso festejo

A 2º novena em honra ao nosso padroeiro, S. Antônio de Santana Galvão celebrada ontem, 17, e que teve como sub-tema: "...em Jesus Cristo, concebido pelo poder do Espirito." foi presidida pelo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Padre, Pe. José Carvalho de Siqueira e concelebrada por Pe. Marlos Borges e Pe Vicente Gregório, nosso pároco. 
Ficamos felizes e agradecidos pela presença dessa paroquia-irmã, que com seus fiéis fizeram da Festa de Frei Galvão ainda mais bonita! 
Confira imagens:


Na parte social houve leilão e música ao vivo com o irmão Wescley Azevedo!
Continue conosco nessa Festa!
No próximo sábado, 20/10, às 17h participe da Carreata e benção dos veículos; Dia 21/10 às 8h, Missa e benção dos animais; Dia 21/10 após a missa, Jantar com Frei Galvão (Exibível R$ 5,00); dia 24/10 após a missa, um Bingão; e dia 25/10 encerramento com Procissão às 17h.
Adquira também o CD "Musical Frei Galvão II", por apenas R$ 5,00! Este contém as músicas do nosso festejo, e foi gravado por talentos de nossa paróquia: Daene  Silva, Gabryella Sotero Wescley Azevedo, Jardel Silva, Lidiane, Leonardo Marques e com a participação especial de Andrea Dutra e Francisco Muniz.

Zonal Norte da Diocese celebrará Dia Nacional da Juventude 2012. Participe!

Em preparação ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), que acontece anualmente no último domingo de outubro, na cidade de Parnaíba, no próximo domingo, 21 de outubro, às 8h acontecerá uma Caminhada pela Vida, saindo do Balão do Mirante, seguindo para a Igreja-Matriz de Santa Ana (bairro Piauí).
Durante a semana, 22 a 26 de outubro, as Pastorais da Juventude Paroquiais realizarão estudos sobre o tema e lema do DNJ deste ano: "Juventude e Vida" (tema) e  "Que vida vale a pena ser vivida?" (lema).
Estudos nas Paróquias:
  • 22/10 - Paróquia São Sebastião (bairro Campos)
  • 24/10 - Paróquia Santa Luzia (bairro Planalto)
  • 26/10 - Paróquia Nossa Senhora de Fátima (bairro Nova Parnaíba)
No dia 27 de outubro acontecerá o encerramento da Semana da Juventude no zonal com uma missa e Festival da Juventude na Paróquia de S. Antônio Sant’Anna Galvão (Conj. Joaz Souza).
A Pastoral da Juventude Diocesana convida todos os movimentos jovens paroquiais para este momento de mobilização e ações a serem praticada durante a semana de preparação e comemoração ao DNJ 2012

FONTE: Adaptado do Blog PHB Católica.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dá-se início ao 3º Festejo de Frei Galvão

Ontem, muitos devotos lotaram a matriz paroquial de S. Antônio de Santana Galvão para participarem da Santa Missa na 1ª noite da Festa do Padroeiro-2012 que tem como tema central: "FREI GALVÃO, HOMEM DA FÉ E DA CARIDADE, ENSINA-NOS A ACREDITAR..."
CLIQUE PARA AMPLIAR!
Montagem sobre foto de Jesse James - Blog Divulgando o Evangelho
A celebração eucarística foi presidida pelo pároco da Paróquia de S. Luzia, em Parnaíba, o Reverendo Pe. Jurandir Rodrigues e concelebrada por: Pe. Marlos Borges, vigário da Paróquia N. Sra. dos Remédios, com pastoral em Caxingó e Caraúbas; Pe. Francimilson Holanda, reitor do Santuário de Santa Cruz dos Milagres (Arquidiocese de Teresina) e pelo nosso pároco, Pe. Vicente Gregório - que estava comemorando seu aniversário natalício.
A equipe litúrgica da matriz foi responsável pelas leituras; o Evangelho foi proclamado por Pe. Marlos e a homilia foi feita pelo Pe. Francimilson, que ajudou os fiéis a refletirem o subtema da noite "...em Deus Pai todo-poderoso, criador do Céu e da terra". A animação com cantos foi feita pelos músicos Muniz (Comunidade S. Francisco), Gabriela, Wescley e Jardel.
Neste 1º dia da Novena houve distribuição das "Pílulas Milagrosas" de Frei Galvão. As próximas pílulas serão distribuídas nos dias 20, 23 e no encerramento da festa, no dia 25.
Ao final da missa uma senhora deu testemunho de graças alcançadas com as pílulas milagrosas e houve uma apresentação do Grupo Alpha de Dança.
Participe do festejo em honra ao 1º Santo Brasileiro Canonizado!!
Confira programação completa, AQUI.
Mais imagens:

domingo, 7 de outubro de 2012

Se aproxima a festa do nosso padroeiro paroquial - 2012


De 16 a 25 de outubro próximo, faremos nosso 3º novenário em honra ao nosso padroeiro, S. Antônio de Sant'Ana Galvão, primeiro santo aqui nascido e canonizado. A festa desse ano baseia-se no "Ano da Fé" inaugurado no 11 pelo papa Bento XVI. O tema central é: "Frei Galvão, homem da paz e da caridade, ensina-nos a acreditar".

DATA
SUBTEMA
RESPONSÁVEL
CONVIDADOS

16/10
Ter.-feira
...em Deus Pai todo-poderoso, criador do Céu e da terra.

LITURGIA
CENTRAL
Paróquia S. Luzia; Comunidades Km 7 e Km 12; Quadras 20, 21, 1 e 2.

17/10
Qua.-feira
...em Jesus Cristo, concebido pelo poder do Espírito.
ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC)
Paróquia S. Coração de Jesus; Face de Cristo; Comunidade Rebentão; Qds. 22, 23, 3 e 4.

18/10
Qui.-feira
...que nasceu da Virgem Maria, foi morto, sepultado e ressuscitou.

Grupo JUPIS
Catedral N. Sra. Graça; Comunidades Lagoa do Prado; Cajueiro; Canaã do Norte e Qds. 24, 25, 5 e 6.

19/10
Sex.-feira
...que está à direita do Pai, donde há de vir e julgar os vivos e os mortos.

PASTORAL DA CRIANÇA
Paróquia N. Sra. Fátima; Família ECC; Comunidades Rancharia e Lagoa da Prata; Qds. 26, 27, 7 e 8.

20/10
Sábado

...e no Espírito Santo.

PASTORAL DA CRISMA
Comunidades S. Francisco (Guarita); S. Luzia; Pilocarpina; Cândido Athayde e Igaraçu; Qds. 28, 29, 09 e 10.

21/10
Domingo

...na Santa Igreja Católica.

PASTORAL DA
CATEQUESE
Paróquia S. Ana; Comunidade Broder Ville; Curso de Teologia; Escola Diaconal; Qds. 30, 31, 11 e 12.
22/10
Seg.-feira
...na comunhão dos santos.

Grupo
MONTE SIÃO
Paróquia S. Sebastião; Comunidade S. Teresinha; Qds. 32, 33, 34, 35, 13, 14 e 15.
23/10
Ter.-feira
...na remissão dos pecados.
Grupo
CHAMA VIVA
Paróquia N. Sra. dos Remédios (Buriti dos Lopes); Comunidade São Vicente de Paulo; Rua Projt. 65 e Qds. 16 e 17.
24/10
Qua.-feira
...na ressurreição da carne.
PASTORAL DO DÍZIMO
Paróquia N. Sra. da Conceição (Ilha Grande) e Rosa dos Ventos.
25/10
Qui.-feira
...na vida eterna.
LITURGIA
CENTRAL
Todos os devotos de Frei Galvão.
  • Todos os dias, Santa Missa, às 19 horas;
  • Distribuição Gratuita das pílulas milagrosas de Frei Galvão: 16, 20, 23 e 25/10;
  • Carreata com Fr. Galvão e Bênção dos Veículos: 20/10, às 17 horas;
  • Missa e Bênção dos Animais: 21/10, às 8 h (manhã);
  • Jantar com Frei Galvão: Dia 21/10, após a Missa;
  • Sorteio Paroquial (BINGÃO): 24/10, após a Missa; 
    • Procissão com Frei Galvão: 25/10, às 17 horas, no Conj. Joaz Souza.
Venha rezar conosco! Participe!

Nosso Agradecimento a:
PATROCINADORES

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Comunidade no Broder Ville convida todos fiéis da Paróquia Frei Galvão para a festa de sua Padroeira

Convite

Caríssimos irmãos e irmãs,

Montagem sobre o logo do Ano da Fé.
Estamos às vésperas da celebração de aniversário dos 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e da publicação do Catecismo da Igreja Católica (1992) e por isso o papa Bento XVI abrirá em 11 de outubro próximo um Ano da Fé (2012-2013) com o objetivo ser um “[...] convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Carta Apostólica Porta Fidei, n. 6; 11/10/2011).
Nossa mãe Maria Santíssima foi proclamada por sua prima Isabel como “Bem-aventurada aquela que acreditou” (Lc 1,45), justamente porque pela fé “[...] Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação (Lc 1, 38; Porta Fidei, n. 13). Dessa forma, desejamos celebrar nestes festejos a memória desta grande mulher que é um modelo perfeito e seguro de fidelidade à vontade do Senhor para todo cristão.
Assim, é com grande alegria que convidamos você, sua família e sua comunidade a participar do Dozenário em honra da Mãe de Deus, N. Sra. Aparecida, Padroeira do Brasil e de nossa comunidade, a realizar-se no período de  a 12 de outubro de 2012, para invocarmos juntos a intercessão de Nossa Senhora a fim de que Ela nos ajude a conhecer e viver nossa fé em Jesus Cristo professada no Credo de nossa Igreja, do qual nos baseamos para o Tema central de nossa festa “Como Maria cremos na Igreja de seu Filho.” e o Lema: “Feliz aquela que acreditou.” (Lc 1, 45).
Ao longo dos dias meditaremos, nos comentários, orações, homilias, apresentações, os artigos do Símbolo (Credo) Niceno-Constanipolitano (elaborado e promulgado nos anos de 325 e 381). Fiéis aos ensinamentos da Igreja, incluindo aí a Liturgia, as leituras das celebrações serão as próprias do dia.
Participe! Venha rezar conosco!

 PROGRAMAÇÃO DO DOZENÁRIO E FESTA DE 
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Comunidade N. Sra. Aparecida, Paróquia Frei Galvão,
Conj. Broder Ville, Rua Israel Broder, s/nº.Parnaíba-PI.
1º - 12 de outubro/2012

“Como Maria cremos na Igreja de seu Filho”.

DIAS
Temas para reflexão diária
LITURGIA*
(Responsáveis)
CONVIDADOS
1º/10(Seg)
18h
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra. De todas as coisas visíveis e invisíveis.
Apostolado da Oração
A comunidade e os devotos de Nossa Senhora.
2/10(Ter)
19h
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos.
Catequistas
Comunidades: Cândido Athayde, Lagoa da Prata e Pilocarpina.
3/10(Qua)
19h
Jesus Cristo é Deus de Deus, luz da luz... consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas.
Grupo de Jovens
(Missa – Pe. Vicente)
Comunidades: S. Teresinha e S. Vicente de Paula.
4/10(Qui)
7h
Para nossa salvação Deus desceu dos Céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem.
Apostolado da Oração
(Missa – Pe. Vicente)
A comunidade.
5/10(Sex)
19h
Por nós, Jesus Cristo foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.
Dizimistas
(Missa – Pe. Vicente)
Comunidades: S. Benedito; Mãe do Bom Conselho; Cristo Rei; N. S. de Fátima (P. S. Sebastião).
6/10(Sab)
19h
Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai.
Crismandos
Comunidades: Sabiazal (Paróquia de Fátima); S. Expedito; S. Judas Tadeu (Paróquia S. Cor. Jesus);  
7/10(Dom)
19h
Jesus Cristo de novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.
Dizimistas
Comunidades: I. Cor. de Maria (Joaz); S. Francisco (Paróquia de Fátima)
8/10(Seg)
19h
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida.
Gp. Jovens
(Missa –
Pe. Carlos Seixas)
Comunidades: Baixa da Carnaúba, Santa Luzia (Paróquia de Fátima)
9/10(Ter)
19h
O Espírito Santo procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.
Apostolado da Oração
(Confissões – Pe. Vicente)
Comunidade: Rancharia, Lagoa do Prado.
10/10(Qua)
19h
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.
Catequistas
(Missa + Batizado)
Comunidades: S. José, N. Sra. das Mercês, N. Sra; da Conceição (Paróquia da Graça).
11/10(Qui)
19h
Professo um só batismo para a remissão dos pecados.
Gp. Jovens
(Missa – Pe. Vicente)
Comunidades: Tabuleiro e Cajazeiras (Paróquia de Fátima) e Paróquia Santa Ana.
12/10(Sex)
18h
E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir.
Crianças e Catequistas
(Missa – Pe. Vicente)
Todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida em Parnaíba.

* Leituras diárias da 26ª e 27ª Semana do Tempo Comum.

sábado, 29 de setembro de 2012

Confira notícias e imagens de nossas Santas Missões Populares

Acesse nossa fan page no Facebook e confira imagens e notícias de nossa Grande Semana Missionária!!
Clique sobre a imagem!
Acesse o blog da Comunidade N. Sra. Aparecida, que lá também há postagens!
Acessem e fique por dentro de nossas Santas Missões!!
Viva Cristo!
Viva as SMP!

sábado, 8 de setembro de 2012

Divorciados devem ir a Missa e comungar espiritualmente

O Secretário do Pontifício Conselho para a Família, Dom Jean Laffitte, recordou que as pessoas divorciadas que voltam a casar devem participar da Santa Missa e participar da Comunhão somente de maneira espiritual. 


Vaticano: Divorciados que voltam a casar devem ir a Missa e comungar espiritualmente 

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI no dia 25 de julho em Roma, Dom Laffitte assinalou, que as pessoas divorciadas que voltaram a casar, embora não possam receber a comunhão eucarística “continuam estando plenamente dentro da Igreja” e “sempre podem ter uma comunhão espiritual frutífera”. 
Ao lembrar a Exortação Apostólica do Beato João Paulo II, Familiaris Consortio, o Prelado explicou que existe uma diferença entre a comunhão espiritual e a comunhão eucarística, que afirma que sem a primeira, não pode existir a segunda. 
Neste sentido, Dom Laffitte indicou que a comunhão espiritual é a forma em que a pessoa se une pessoalmente a Cristo no momento da redenção do Santo Sacrifício, para assim, depois, receber a comunhão eucarística. 
Nesta perspectiva, “as pessoas que por alguma razão não podem receber a Santa Comunhão, sempre podem ter uma comunhão espiritual frutífera”, remarcou. 
“Isto não é uma disciplina inventada pela Igreja” e, portanto, no matrimônio, “os cônjuges fazem um pacto com Deus, e Deus faz um pacto com eles”, que cria um sacramento indissolúvel. Uma segunda união “o converteria em algo contraditório e contrário ao sacramental”. 
Finalmente, Dom Laffite explicou, que para a comunhão é necessário preparar o coração para receber ao Senhor, e deste modo, quando os divorciados que voltaram a casar deixam de comungar, “dão muito mais honra ao Senhor com seu sacrifício e oferecendo-se eles mesmos, através da dor que têm nos seus corações, no sacramento da Eucaristia”. 
“Eles sofrem por isso, mas, há mais honra dada pelo corpo de Cristo nesta situação, que quando os batizados vão de maneira superficial e às vezes, de maneira pouco digna, a receber a Comunhão, seja qual seja o estado de suas almas”, concluiu. 

Os divorciados que voltam a casar e o sacramento da Comunhão 

A Congregação da Doutrina para a Fé expressou na sua carta a todos os bispos do mundo de outubro de 1994, que uma pessoa divorciada que volta a casar não pode participar da Comunhão, porque o matrimônio “é a imagem da relação entre Cristo e a sua Igreja”. 
Nesse aspecto, a Igreja explica que os divorciados que voltam a casar sem um decreto de nulidade para o primeiro matrimônio, encontram-se em uma relação de adultério que não lhes permite arrepender-se honestamente, para receber a absolvição de seus pecados e, por conseguinte, a Santa Comunhão. 
Neste contexto, para aproximar-se dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, devem resolver a irregularidade matrimonial pelo Tribunal dos Processos Matrimoniais ou outros procedimentos que se aplicam aos matrimônios dos não batizados, se for o caso. 
Ao respeito o Beato João Paulo II assinala que “a Igreja deseja que estes casais participem da vida da Igreja até onde lhes seja possível (e esta participação na Missa, adoração Eucarística, devoções e outros serão de grande ajuda espiritual para eles) enquanto trabalham para obter a completa participação sacramental”. 

Publicado por Pe. Eduardo Furtado, no Proparnaíba.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...