segunda-feira, 7 de março de 2016

Paróquia realiza as “24 horas para o Senhor” e participa da acolhida do bispo coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva

No final de semana, 04 e 05 de março, realizamos, conforme a convocação do Santo Padre Francisco, as “24 horas para o Senhor”, neste ano, à luz do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Na sexta-feira, às 17h30 os fiéis participaram da Santa Missa e, em seguida, alguns sacerdotes da Diocese atenderam a confissão dos fiéis que desejavam reconciliar-se com Deus e com a Igreja.
Na manhã do sábado, no Centro de Evangelização localizado no Residencial Dom Rufino I e na Capela de São Vicente de Paulo, no bairro S. Vicente, houve a prática das obras de misericórdia corporais: “dar de comer a quem tem fome” e “vestir os nus” – distribuiu-se caldo de carne e realizou-se um brechó solidário. Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com essa ação.
Confira imagens da realização das “obras de misericórdia corporais” no Residencial Dom Rufino I:

  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
Ainda pela manhã, no Conj. Joaz Souza, nosso pároco, Pe. Vicente Gregório e Pe. Marlos Borges, vigário em Caxingó fizeram a visita aos enfermos, que é também uma das obras de misericórdia.
No final da manhã, os paroquianos se juntaram a outros fiéis de Parnaíba, na rotatória da Cooperativa de Laticínios Delta, para recepcionarem o bispo coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva. Além dos fiéis leigos, muitos padres e religiosos, junto com o senhor bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler, aguardavam o novo pastor. O prefeito municipal, Florentino Alves Veras Neto também recepcionou o mais novo prelado da diocese.
Ao meio-dia chegava o tão esperado pastor. O prefeito municipal presenteou-lhe com a bandeira de Parnaíba e muitos fiéis cumprimentaram Dom Juarez. Em seguida, muitos carros acompanharam em cortejo o novo bispo até a sua casa, o Palácio Episcopal, localizado no bairro Nova Parnaíba.
Antes de adentrar ao Palácio Episcopal, Dom Juarez foi homenageado por crianças da Catequese da Paróquia São Sebastião e também de dois padres, Mons. Carlos Seixas e Pe. Henrique, e, ambos, respectivamente, entregaram-lhe as chaves da residência e do carro.
Ao final da tarde, a juventude de nossa paróquia se juntou aos inúmeros movimentos juvenis das paróquias da cidade de Parnaíba e, diante do Palácio Episcopal realizaram um “flash mob” de boas-vindas ao novo bispo. Em seguida, Dom Juarez e alguns padres, acompanhado de uma multidão de jovens e outros fiéis, caminharam até a Igreja Catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça.
Confira imagens do momento de espera e acolhida de Dom Juarez e da Santa Missa de sua apresentação solene:

  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
Ao chegar à Catedral, Dom Juarez recebeu homenagens de crianças da Paróquia da Graça, beijou a cruz e ingressou com Dom Alfredo até a Capela do Santíssimo Sacramento, aonde se detiveram por alguns minutos.
Às 19h, teve início a Santa Missa Solene de apresentação do bispo coadjutor. Todos os padres da Diocese de Parnaíba concelebraram. Alguns bispos e outros padres do Piauí e do Ceará fizeram-se presentes. Autoridades civis fizeram-se presentes à solene celebração: o senhor governador do estado, Wellington Dias, o prefeito municipal e os deputados Paes Landim e Dr. Hélio.
Dom Alfredo presidiu a Celebração Eucarística, mas foi Dom Juarez quem pronunciou a homilia. Foi sua primeira instrução ao povo de Parnaíba. Mons. Vittório Ferrari foi o responsável pela leitura da provisão com a qual o Santo Padre transfere Dom Juarez da sede de Oeiras e nomeia-o bispo, como direito à sucessão da sé parnaibana.
Ao final da Missa, Dom Juarez recebeu homenagens de alguns fiéis, representando os segmentos da Diocese: padres, religiosos e leigos. E recebeu ainda um representante de cada paróquia – cada representante apresentou ao novo bispo o número de comunidades e de catequistas paroquiais, pois não pode haver igreja, sem pregação/instrução e celebração. Dom Alfredo, concedeu a Dom Juarez a licença para que este desse a primeira bênção solene ao povo de Deus da Diocese de Parnaíba.
Estas “24 horas para o Senhor” foram momentos de graças e bênçãos para nossa paróquia e diocese!!
Oremos por nossos pastores a fim de que eles possam, em seu ministério, apresentar-nos Jesus, o “Rosto da Misericórdia do Pai”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...