sábado, 19 de março de 2016

Paróquia dá início às celebrações da Semana Santa

Na noite deste sábado, como prevê as Normas Litúrgicas da Igreja, realizamos a celebração das I Vésperas do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.
Confira o registro feito  (em celular)  pelo irmão João Marcelo:
  
Evangelho da Paixão do Senhor
Em breve, no blog Reflexione vocês encontrarão mais fotos e, em melhor resolução, desta primeira celebração da Semana Santa.
Confira as demais celebrações desta Semana, no cartaz abaixo:
PARTICIPEM!!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Paróquia acolhe festivamente Dom Juarez

Na manhã de ontem, acolhemos o bispo coadjutor da Diocese de Parnaíba, dom Juarez Sousa da Silva. Antes de iniciar a Santa Missa, as crianças da Catequese cantaram um hino de boas-vindas ao novo bispo. Terminada essa homenagem e tendo recebido o abraço caloroso da criançada, o bispo, junto com nossos padres, Pe. Vicente Gregório e Pe. João Maria, ingressaram à Igreja para a celebração da Eucaristia.
Dom Juarez presidiu a celebração e fez a homilia. Em seu sermão, baseado no evangelho do 5º domingo da Quaresma, exortou a todos a serem misericordiosos como o Senhor Jesus e se deixar mover pelo amor, pois só o amor constrói.
Nos ritos finais, Dom Juarez recebeu um lindo buquê como homenagem das agentes da Pastoral Idosa.
Concluída a Santa Missa, nosso bispo e os padres se reuniram com agentes das pastorais, serviços e movimentos da paróquia, bem como com os coordenadores das comunidades. Em sua mensagem inicial, o bispo agradeceu o trabalho dos nossos padres, mas também e, sobretudo, dos fiéis leigos, pois, citando a Exortação Apostólica pós-sinodal Christifideles Laici, estes são importantes protagonistas da evangelização.

  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Após a palavra do bispo, nossos padres falaram sobre a evangelização em nossa paróquia e os desafios de evangelizar muitas comunidades, os novos residenciais habitacionais, o problema da violência, sobretudo no bairro São Vicente de Paulo.
Líderes de comunidades (Broder Ville, Cândido Athayde, Rancharia), à luz da Campanha da Fraternidade deste ano, se pronunciaram e destacando a necessidade de juntos, paróquia e diocese, reivindicarmos das autoridades públicas um saneamento básico para nossas comunidades e também a recuperação da Lagoa do Bebedouro.
Durante a reunião, fiel leigo, vereador-licenciado Antônio Cardoso, fez uso da palavra e destacou as propostas do poder público em investir recursos na área de nossa paróquia e, falou ainda na proposta de reorganização/divisão dos bairros da cidade... na área de nossa paróquia, três "novos bairros" poderão/deverão surgir.
Ao final da reunião do Conselho de Pastoral, dom Juarez agradeceu a recepção e falou sobre o Ano da Misericórdia. Exortou a todos a colocarem em prática as obras de misericórdia a fim de boa parte dos problemas sociais sejam solucionados e nossa evangelização seja mais eficaz.
Agradecemos e ficamos felizes em recebemos pela 1ª vez nosso bispo Dom Juarez!

OBS.: O bloggueiro João Marcelo também registrou essa visita, confira mais imagens AQUI.

segunda-feira, 7 de março de 2016

CONVITE: 1ª Visita de Dom Juarez, bispo coadjutor de Parnaíba, à Paróquia Frei Galvão! Participem!!


Paróquia realiza as “24 horas para o Senhor” e participa da acolhida do bispo coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva

No final de semana, 04 e 05 de março, realizamos, conforme a convocação do Santo Padre Francisco, as “24 horas para o Senhor”, neste ano, à luz do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Na sexta-feira, às 17h30 os fiéis participaram da Santa Missa e, em seguida, alguns sacerdotes da Diocese atenderam a confissão dos fiéis que desejavam reconciliar-se com Deus e com a Igreja.
Na manhã do sábado, no Centro de Evangelização localizado no Residencial Dom Rufino I e na Capela de São Vicente de Paulo, no bairro S. Vicente, houve a prática das obras de misericórdia corporais: “dar de comer a quem tem fome” e “vestir os nus” – distribuiu-se caldo de carne e realizou-se um brechó solidário. Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com essa ação.
Confira imagens da realização das “obras de misericórdia corporais” no Residencial Dom Rufino I:

  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
Ainda pela manhã, no Conj. Joaz Souza, nosso pároco, Pe. Vicente Gregório e Pe. Marlos Borges, vigário em Caxingó fizeram a visita aos enfermos, que é também uma das obras de misericórdia.
No final da manhã, os paroquianos se juntaram a outros fiéis de Parnaíba, na rotatória da Cooperativa de Laticínios Delta, para recepcionarem o bispo coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva. Além dos fiéis leigos, muitos padres e religiosos, junto com o senhor bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler, aguardavam o novo pastor. O prefeito municipal, Florentino Alves Veras Neto também recepcionou o mais novo prelado da diocese.
Ao meio-dia chegava o tão esperado pastor. O prefeito municipal presenteou-lhe com a bandeira de Parnaíba e muitos fiéis cumprimentaram Dom Juarez. Em seguida, muitos carros acompanharam em cortejo o novo bispo até a sua casa, o Palácio Episcopal, localizado no bairro Nova Parnaíba.
Antes de adentrar ao Palácio Episcopal, Dom Juarez foi homenageado por crianças da Catequese da Paróquia São Sebastião e também de dois padres, Mons. Carlos Seixas e Pe. Henrique, e, ambos, respectivamente, entregaram-lhe as chaves da residência e do carro.
Ao final da tarde, a juventude de nossa paróquia se juntou aos inúmeros movimentos juvenis das paróquias da cidade de Parnaíba e, diante do Palácio Episcopal realizaram um “flash mob” de boas-vindas ao novo bispo. Em seguida, Dom Juarez e alguns padres, acompanhado de uma multidão de jovens e outros fiéis, caminharam até a Igreja Catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça.
Confira imagens do momento de espera e acolhida de Dom Juarez e da Santa Missa de sua apresentação solene:

  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
Ao chegar à Catedral, Dom Juarez recebeu homenagens de crianças da Paróquia da Graça, beijou a cruz e ingressou com Dom Alfredo até a Capela do Santíssimo Sacramento, aonde se detiveram por alguns minutos.
Às 19h, teve início a Santa Missa Solene de apresentação do bispo coadjutor. Todos os padres da Diocese de Parnaíba concelebraram. Alguns bispos e outros padres do Piauí e do Ceará fizeram-se presentes. Autoridades civis fizeram-se presentes à solene celebração: o senhor governador do estado, Wellington Dias, o prefeito municipal e os deputados Paes Landim e Dr. Hélio.
Dom Alfredo presidiu a Celebração Eucarística, mas foi Dom Juarez quem pronunciou a homilia. Foi sua primeira instrução ao povo de Parnaíba. Mons. Vittório Ferrari foi o responsável pela leitura da provisão com a qual o Santo Padre transfere Dom Juarez da sede de Oeiras e nomeia-o bispo, como direito à sucessão da sé parnaibana.
Ao final da Missa, Dom Juarez recebeu homenagens de alguns fiéis, representando os segmentos da Diocese: padres, religiosos e leigos. E recebeu ainda um representante de cada paróquia – cada representante apresentou ao novo bispo o número de comunidades e de catequistas paroquiais, pois não pode haver igreja, sem pregação/instrução e celebração. Dom Alfredo, concedeu a Dom Juarez a licença para que este desse a primeira bênção solene ao povo de Deus da Diocese de Parnaíba.
Estas “24 horas para o Senhor” foram momentos de graças e bênçãos para nossa paróquia e diocese!!
Oremos por nossos pastores a fim de que eles possam, em seu ministério, apresentar-nos Jesus, o “Rosto da Misericórdia do Pai”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...