quinta-feira, 19 de março de 2020

COVID-19: Comunicado aos paroquianos

COMUNICADO AOS PAROQUIANOS FACE À PANDEMIA DE COVID-19

Atendendo às normas dos órgãos de saúde, acolhendo as recomendações da Diocese de Parnaíba publicadas em 17 de março e priorizando o bem-estar do povo fiel, nós da Paróquia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão decidimos por suspender seguintes as atividades pelos próximos 15 dias: 
  • As missas e celebrações das comunidades; 
  • Os encontros de Catequese e ritos de Iniciação; 
  • A Missa de Frei Galvão, do dia 23 de março; 
  • Reuniões, encontros, espiritualidades, novenas, vias-sacras e assembleias com grandes grupos; 
  • Casamentos, batizados, formaturas; 
  • Atendimento ao público na secretaria paroquial. 
Permanecendo apenas as missas da Matriz, sem a presença de fiéis. Recomendamos que os fiéis acompanhem as missas pelos canais de rádios e TV católicas e outros meios de comunicação. 

Reforçamos a recomendação do Sr. Bispo Diocesano, que neste caso, os fiéis ficam desobrigados sem danos espirituais (cân. 1247). 

Pedimos a todos que rezemos em nossas casas para que Deus nos proteja de todo o mal. Sugerimos a oração do Santo Terço de forma individual e/ou em família e a Leitura Orante da Palavra de Deus (Bíblia). 

Aguardamos o posicionamento das autoridades competentes sobre os próximos passos e agradecemos a compreensão e colaboração de todos. 

Parnaíba, 19 de março de 2020, 
Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria. 

Pe. José Carvalho de Siqueira, 
Conselho de Pastoral Paroquial e Coordenação da Iniciação à Vida Cristã




Eu vim para que todos tenha vida, e a tenham em abundancia. (Jo 10,10b)

No período quaresmal estamos vivenciando o tempo de graça da conversão cujo gesto social concreto é a Campanha da Fraternidade com o tema, Fraternidade e vida: dom e compromisso. Diante da grave ameaça de Pandemia viral à saúde de todos, embora não tenhamos até o momento confirmação de casos de Coronavírus em nosso Estado, a Diocese de Parnaíba, movida pelo sentimento de compromisso com a vida e bem estar de todas as pessoas, e de responsabilidade pastoral, une-se a todos num esforço coletivo para a contenção do Coronavírus, colaborando assim, com as autoridades governamentais e sanitárias para o bem de todos.
Considerando que o bispo diocesano, a teor do cân. 87 § 1 do Código de Direito Canônico, pode dispensar os fiéis do cumprimento das leis disciplinares na Igreja local, declaramos que os fiéis estão dispensados da obrigação de participarem das missas dominicais e de preceito, previstas no cân. 1247 do Código de Direito Canônico. Assim, apresentamos as seguintes orientações:
  1. Ficarão suspensas por 15 (quinze) dias, a partir desta data, em todas as instâncias eclesiais, paróquias, áreas pastorais e centros de evangelização, eventos que favoreçam aglomeração de pessoas; tais como: assembleias, vias sacras, procissões, encontros quaresmais, etc.
  2. As Santas Missas devem ser celebradas em todos os horários, conforme a programação paroquial, observando os decretos das autoridades estatais, de no máximo 50 pessoas em ambientes fechados, e de no máximo 100 pessoas, em ambientes abertos. Sejam as Santas Missas transmitidas pelas redes sociais, conforme a possibilidade, bem como acompanhadas pelos fiéis através da televisão e rádio.
  3. Quanto a confissões, não haverá o Mutirão de Confissões nas paróquias. Em caso de urgente necessidade, haja disposição dos sacerdotes para o atendimento.
  4. As atividades da Catequese e os Ritos de Iniciação à Vida Cristã sejam suspensos durante esses quinze (15) dias.
  5. As Igrejas disponham de meios para a higienização das mãos, como álcool em gel e que os ambientes sejam sempre bem higienizados, tais como as maçanetas das portas, corrimãos, bancos, etc.
Que sigamos as orientações do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária, colaborando assim com as autoridades.
Recomendamos que durante esses dias, intensifiquemos as nossas orações ao Deus de toda consolação e misericórdia que nos livre da proliferação do Coronavírus.

Confiemo-nos à proteção materna de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça e de São José, seu esposo, junto do Filho amado do Pai, para que nos livre deste e de todos os males.

Para que todos tenham vida (Jo 10,10)

Parnaíba, 17 de março de 2020.

Dom Juarez Sousa da Silva
Bispo Diocesano

Pe. Edimar Silva de Lima
Chanceler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...