segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Paróquia promove formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019

Na manhã de ontem, representantes das comunidades e das pastorais de nossa paróquia se reuniram no Salão Paroquial para estudarem a temática da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano.
Foram assessores, o jovem Roberto e as senhoras Carlota Evandra e Maria de Lourdes. Os mesmos apresentaram um resumo do texto-base da Campanha à partir do método pastoral: VER, JULGAR, AGIR. 
A CF 2019 será aberta oficialmente nas missas de QUARTA-FEIRA DE CINZAS, neste ano, à 6 de março e conclui-se no DOMINGO DE RAMOS, no entanto, sua temática pode ser estudada/vivenciada pelas comunidades ao longo ano.
Em nossa diocese o ponto alto desta Campanha será a realização de um seminário no próximo dia 21 de março. (Em breve divulgaremos mais sobre este evento.)
A CF 2019 traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27) e propõe como objetivo: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. 
Conforme atual o vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, "Pela expressão “Políticas Públicas” se entendem as ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Como se pode ver, tal tema “impacta diretamente na vida dos brasileiros, sobretudo dos mais vulneráveis. Falar de ‘Políticas Públicas” não é falar de ‘política’ ou de ‘eleições’, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade”.
Uma boa caminhada quaresmal a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...