sábado, 28 de julho de 2012

Instalação canônica da Paróquia

Em 15 de agosto de 2010, um grande número de fiéis, das 23 comunidades da Paróquia N. Sra. de Fátima e de demais paróquias da cidade Parnaíba, se dirigiram ao Conj. Joaz Souza para participarem da Santa Missa de instalação canônica da 26ª Paróquia da Diocese de Parnaíba e posse do seu primeiro pároco, Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho.
A missa começou às 19 horas, foi presidida pelo senhor bispo, Dom Alfredo Scháffler, e concelebraram com ele inúmeros padres da Diocese.
Após a Proclamação do Evangelho, o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Francisco Assis Soares, leu o Decreto de Ereção e Instalação da Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão com a descrição minuciosa de sua circunscrição, desmembrando-se assim totalmente da Paróquia de N. Sra. de Fátima.
Em seguida, o bispo fez a homilia utilizando-se das palavras da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria: "A minha engrandece o Senhor"! (Lc 1, 46). 
Nesse dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora, dom Alfredo mostrou o exemplo de missionária, cheia do Espírito Santo, dedicada ao Pai e a seu Filho. Pediu que a nova paróquia seja uma paróquia missionária e que pra isso todos os paroquianos deveriam auxiliar o seu primeiro pároco para que o Evangelho de Cristo chegue todas as pessoas! Apresentou, ao final da homilia, a pessoa santa que foi Frei Galvão, e sua devoção a Nossa Senhora e que por isso, nosso bispo pediu que sempre fosse festejada a até então padroeira da Comunidade do Conj. Joaz Souza, Imaculado Coração de Maria, pois a Igreja-Matriz da paróquia surge agora sobre o patrocínio de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.
Pe. Vicente renovando 
as promessas sacerdotais 
Após a homilia, o chanceler da Cúria Diocesana leu o Decreto de Nomeação e Posse do Primeiro Pároco da nova paróquia e em seguida, Pe. Vicente, diante de Dom Alfredo fez sua Profissão de Fé e renovou seus Votos Sacerdotais. Depois houve as preces e a missa seguiu como de costume.
Ao final, Pe. Antônio Araújo leu a Ata de Instalação da Paróquia que foi assinada pelo bispo e padres presentes e pela Equipe de Coordenação Paroquial. Enquanto assinavam, Pe. Carlos Seixas, pároco de Fátima, fez um pequeno pronunciamento agradecendo a convivência com irmãos das comunidades que estão separadas e Pe. Vicente, primeiro pároco, pronunciou-se dizendo que deseja apoiar todos os grupos de sua paróquia.
Dom Alfredo pediu que rezássemos uma Ave-maria pelo benfeitor do templo e da casa paroquial (que pediu anonimato!) e também por todos aqueles que colaboraram para que a nova paróquia pudesse ser criada.
Enfim, Dom Alfredo, em nome do Santo Padre, o papa Bento XVI, concedeu Indulgência Plenária a todos devidamente preparados e abençoou os fiéis. Após o canto do Hino de Frei Galvão, o bispo e o presbitério presente foram até à Casa Paroquial para invocarem a bênção sobre àquela Casa.
Todos os irmãos voltaram muito alegres, louvando a Deus por esse momento histórico, mas rezando também pelo sucesso de Pe. Vicente na administração dessa paróquia.
No dia 19/08, as 10 comunidades da nova paróquia já tiveram como compromisso participar de uma reunião com o pároco a fim de fazer o Planejamento Paroquial para o semestre!
Esse acontecimento histórico já havia sido pré-anunciado por nosso bispo em 25 de outubro de 2009, na festa de Frei Galvão. Veja matéria relacionada: Acesse, no blog da Comunidade católica do Conj. Broder Ville: "25 de outubro, Dia de Frei Galvão".
Mais informações sobre a instalação da paróquia, consulte no site da Diocese de Parnaíba - acesse aqui!
Confira mais fotos da Cerimônia:
Ao centro, Dom Alfredo; ao seu lado esquerdo,
Pe. Antônio e ao lado do mesmo o Pároco, Pe. Vicente  
Prebitério da Igreja-matriz de
S. Ato. de Santa'Ana Galvão 

Comunidade N. Sra. Aparecida
Conj. Broder Ville 
Altar com a relíquia de Frei Galvão  
 
Cópia do Decreto enviado pelo Sr. Bispo Diocesano 
ao Catequista Hermerson Saulo, em 22/12/2011

Crédito das Fotos: Diocese de Parnaíba e Comunidade N.Sra. Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...