domingo, 20 de abril de 2014

CONVITE: Comunidade N. Sra. Aparecida, no Broder Ville, festejará pela primeira vez São José! Participe!


Missa da Páscoa da Ressurreição! Confira informações e imagens!

Na manhã deste domingo o pároco, Pe. Vicente, celebrou a Santa Missa da Páscoa da Ressurreição na qual houve também o batizado de três garotas, catequizandas que estão se preparando para fazer a 1ª Eucaristia neste Tempo Pascal.
Na homilia o pároco advertiu aos fiéis a viverem uma vida mais espiritual, uma vida renovada, uma vida de maior alegria e de comunicar essa alegria da Vida Nova trazida por Cristo aos demais. O pároco advertiu ainda que não podemos ser pessoas que vivem numa eterna quaresma!
Hoje ainda haverá missas de Páscoa nas comunidades que têm missa no 3º domingo!

AVISOS IMPORTANTES:
  • Amanhã, 21 de abril, às 19h haverá reunião com representantes de comunidades e grupos pastorais para tratar sobre as peregrinações do Mês Mariano-2014.
  • Dia 23 de abril, Quarta-feira de Páscoa haverá a habitual "Missa de Frei Galvão" sendo presidida pelo ecônomo da Diocese, o Pe. Eduardo Furtado.
  • Divulgue e participe!
Que Cristo, nossa Páscoa, ilumine sempre seus caminhos! Feliz e Santa Páscoa!

Celebração da Vigília Pascal na Noite Santa em nossa Paróquia! Confira informações e imagens!

Grande número de fiéis participaram na noite de ontem, Sábado Santo, da Vigília Pascal na Noite Santa, a "mãe de todas as vigílias", como dizia Santo Agostinho.
Antes da Celebração Eucarística com Vigília iniciar, o grupo de danças da matriz, "Trindade Alpha" fez uma belíssima homenagem ao Senhor pelo dom de sua Ressurreição.
Presidiu a celebração o vigário, Pe. João Maria e concelebrou o pároco, Pe. Vicente Gregório. A celebração foi bem participada pelos fiéis: todos levaram velas para acenderem no Círio Pascal e participaram com atenção de todos os ritos dessa Vigília.
Fora da Igreja-matria foi acendida uma fogueira, a qual teve seu fogo abençoado e do qual se acendeu o belíssimo Círio Pascal a ser usado em todas as celebrações do Tempo Pascal de nossa paróquia, nos batizados e nas exéquias.
Na Liturgia da Palavra foram proclamadas 4 leituras e 4 salmos responsoriais e o Evangelho da Ressurreição foi proclamado pelo pároco. Não houve homilia. Após o Evangelho foi abençoada a água que foi aspergida sobre os fiéis como recordação do batismo, no qual participamos da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Ao final da Vigília o pároco prestou uma homenagem ao nosso vigário cooperador, o Pe. João Maria que neste dia 20 de abril, celebra seus 39 anos de ordenação sacerdotal. Pe. João Maria ficou feliz pela homenagem do pároco e da assembleia que o saudou com uma duradoura salva de palma e concedeu a bênção final.
Confira o vídeo que apresenta a dança do grupo Trindade Alpha:
Feliz e Santa Páscoa a todos!!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Celebração da Paixão do Senhor! Confira informações e imagens!

Às 3 horas da tarde de hoje muitos paroquianos participaram da Celebração da Palavra de Deus na Paixão do Senhor. Por estar de luto, neste dia a Igreja não celebra a Santa Missa ou Eucaristia (Ação de Graças), entretanto isto não a impede de distribuir aos fiéis as espécies eucarísticas (hóstias) consagradas na Missa de ontem (Lava-pés)!
A Celebração da Paixão foi presidida pelo pároco, Pe. Vicente e na Liturgia da Palavra este foi auxiliado por zeladoras do Apostolado da Oração e catequistas.
Na homilia o pároco chamou a atenção ao texto da 1ª Leitura, extraída do profeta Isaías, o qual narra, em tempos bem antigos, o que viria a acontecer com Nosso Senhor Jesus Cristo. O reverendo chamou atenção também ao fato de que hoje é um dia de oração por todos, por crentes e não-crentes, pois a salvação trazida por Cristo é para todos e lembrou para isso que a expressão "fora da Igreja, não há salvação" é um axioma, não um dogma, e neste sentido desde o Concílio Vaticano II busca-se manter relações amistosas com líderes das várias religiões do mundo e também com os ateus!
Após a homilia houve o momento de adoração à cruz, não à imagem de Cristo presente nela, que é apenas para ser venerada, mas adora-se neste momento o mistério de salvação que Cristo nos conquistou com sua Cruz!
Ao final da celebração houve o momento de coleta em dinheiro para ser enviada à Terra Santa a fim de auxiliar os trabalhos evangelizadores na região em que Cristo viveu, morreu e ressuscitou. O pároco agradeceu de modo especial a presença significativa dos fiéis da Comunidade "Km 7", uma das mais novas comunidades paroquiais.
A celebração terminou com a "Oração sobre o povo", pois não há bênção no rito de hoje e todos os fiéis saíram em silêncio.
Amanhã, às 8h, haverá reunião coordenada pelo vigário, Pe. João Maria, com todas pessoas que irão tomar responsabilidades na Vigília Pascal.
Sinta-se convidado a participar da Vigília Pascal na Noite Santa que será neste sábado, às 19h! Traga velas para acendê-la no Círio Pascal!

Santa Missa na Ceia do Senhor! Confira informações e imagens!

No início da noite deste 17 de abril, fiéis marcaram expressiva presença na Santa Missa na Ceia do Senhor, também conhecida como "Missa do Lava-pés". Esta é a primeira celebração do Tríduo Pascal, cume do Ano Litúrgico. Essa missa recorda a última ceia do Senhor com os Apóstolos, na ocasião em que ele institui os sacramentos da Eucaristia (Missa) e a Ordem (Sacerdócio Ministerial).
Neste ano, o grupo dos apóstolos foi representado por alguns jovens da Comunidade-Matriz, jovens da Comunidade N. Sra. Aparecida (Broder Ville) e da Comunidade N. Sra. do Rosário (Pilocarpina). 
Presidiu a Celebração o pároco, Pe. Vicente e o ajudaram no serviço de distribuição da Comunhão, que neste ano foi sob as duas espécies, todos os ministros extraordinários da comunhão da Comunidade-Matriz.
A animação litúrgica, comentários, leituras e preces foram feitas por membros da Equipe de Liturgia da Matriz. A celebração foi belíssima! Já quase ao final da Missa, como é prevista pelas leis da Igreja, houve a translação do Santíssimo Sacramento para uma "capela de reposição", já que o sacrário só voltará a ser utilizado na Vigília Pascal! 
Após a Missa aconteceu a "III Procissão do Fogaréu" (representa o momento da traição de Judas e a busca de Jesus no Horto das Oliveiras pelos soldados romanos) e, alguns ainda fiéis permaneceram na Matriz em vigília de adoção ao Senhor na Eucaristia.

Amanhã, às 15h, tem a Celebração da Paixão do Senhor! Participe!

Boa Páscoa!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pároco reúne-se com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

No início da noite de hoje, nosso pároco, Pe. Vicente, conversou com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), buscando saber como está sendo desenvolvido seus trabalhos nas comunidades. 
Ao tempo em que se fez uma avaliação dos pontos positivos e negativos do trabalho missionário nesse serviço eclesial, o pároco citou e comentou alguns parágrafos importantes da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, a primeira do papa Francisco. Eis os itens comentados:
[...] II. Tentações dos agentes pastorais 76. Sinto uma enorme gratidão pela tarefa de quantos trabalham na Igreja. Não quero agora deter-me na exposição das atividades dos vários agentes pastorais, desde os Bispos até ao mais simples e ignorado dos serviços eclesiais. Prefiro refletir sobre os desafios que todos eles enfrentam no meio da cultura globalizada atual. Mas, antes de tudo e como dever de justiça, tenho a dizer que é enorme a contribuição da Igreja no mundo atual. A nossa tristeza e vergonha pelos pecados de alguns membros da Igreja, e pelos próprios, não devem fazer esquecer os inúmeros cristãos que dão a vida por amor: ajudam tantas pessoas seja a curar-se seja a morrer em paz em hospitais precários, acompanham as pessoas que caíram escravas de diversos vícios nos lugares mais pobres da terra, prodigalizam-se na educação de crianças e jovens, cuidam de idosos abandonados por todos, procuram comunicar valores em ambientes hostis, e dedicam-se de muitas outras maneiras que mostram o imenso amor à humanidade inspirado por Deus feito homem. Agradeço o belo exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspiração pessoal de superar o egoísmo para uma dedicação maior. [...] 78. Hoje nota-se em muitos agentes pastorais, mesmo pessoas consagradas, uma preocupação exacerbada pelos espaços pessoais de autonomia e relaxamento, que leva a viver os próprios deveres como mero apêndice da vida, como se não fizessem parte da própria identidade. Ao mesmo tempo, a vida espiritual confunde-se com alguns momentos religiosos que proporcionam algum alívio, mas não alimentam o encontro com os outros, o compromisso no mundo, a paixão pela evangelização. Assim, é possível notar em muitos agentes evangelizadores – não obstante rezem – uma acentuação do individualismo, uma crise de identidade e um declínio do fervor. São três males que se alimentam entre si. [...] 81. Quando mais precisamos dum dinamismo missionário que leve sal e luz ao mundo, muitos leigos temem que alguém os convide a realizar alguma tarefa apostólica e procuram fugir de qualquer compromisso que lhes possa roubar o tempo livre. [...] Alguns resistem a provar até ao fundo o gosto da missão e acabam mergulhados numa acédia paralisadora. 82. O problema não está sempre no excesso de atividades, mas sobretudo nas atividades mal vividas, sem as motivações adequadas, sem uma espiritualidade que impregne a ação e a torne desejável. Daí que as obrigações cansem mais do que é razoável, e às vezes façam adoecer. [...] 85. Uma das tentações mais sérias que sufoca o fervor e a ousadia é a sensação de derrota que nos transforma em pessimistas lamurientos e desencantados com cara de vinagre. Ninguém pode empreender uma luta, se de antemão não está plenamente confiado no triunfo. Quem começa sem confiança, perdeu de antemão metade da batalha e enterra os seus talentos. Embora com a dolorosa consciência das próprias fraquezas, há que seguir em frente, sem se dar por vencido, e recordar o que disse o Senhor a São Paulo: «Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza» (2 Cor 12, 9). O triunfo cristão é sempre uma cruz, mas cruz que é, simultaneamente, estandarte de vitória, que se empunha com ternura batalhadora contra as investidas do mal. O mau espírito da derrota é irmão da tentação de separar prematuramente o trigo do joio, resultado de uma desconfiança ansiosa e egocêntrica.
Ao final da reunião o pároco pediu que todos os MESC evitassem faltar às celebrações do Tríduo Pascal! Marcou-se também o horário de adoração ao Santíssimo Sacramento na 5ª-feira Santa: a primeira hora após a Missa do lava-pés ficará sob a responsabilidade do Apostolado da Oração, a hora seguinte ficará sob a responsabilidade dos MESC e a hora final da vigília será do ECC (Encontros de Casais com Cristo).
Procurou-se também calendarizar algumas visitas do pároco aos doentes nas comunidades.
Decidiu-se que os encontros mensais do MESC serão a partir de maio, no 4º domingo de cada mês, após a missa das 8h na Matriz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...